domingo, 7 de agosto de 2011

Arábia Saudita terá edifício mais alto do mundo

Kingdom Tower - Projetado pelo escritório Adrian Smith + Gordon Gill, arranha-céu terá mais de 1 km de altura, superando o Burj Khalifa, em Dubai

 

A cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, terá o prédio mais alto do mundo, com mais de 1.000 m de altura. A torre que será construída próxima ao mar vermelho será pelo menos 173 m mais alta que o Burj Khalifa, em Dubai, atualmente o edifício mais alto do mundo, com 828 m de altura.


Em 2 de Agosto de 2011, foi anunciado que a construção ia começar em breve e que a torre estava prevista para 63 meses (5 anos, 3 meses),  portanto com conclusão prevista para 2017.

A construção, estimada em US$ 1,2 bilhão, deve ser iniciada brevemente, segundo o escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, responsável pelo desenvolvimento do arranha-céu. De acordo com o escritório, os projetos de fundação já estão prontos e os de design e estrutural estão em fase de conclusão.


A obra será construída pela Empreiteira Bin Laden, uma das maiores do mundo e fundada pelo pai do terrorista Osama Bin Laden. O grupo Bin Laden é uma multinacional que atua com petróleo e construção civil, entre outros setores, com ligações à família real saudita. A família ficou conhecida em todo o mundo depois um dos seus membros, Osama bin Laden, ter fundado a rede terrorista Al-Qaeda.
 

A estrutura terá um conjunto de andares só para escritórios, na parte inferior; acima deles, um hotel; e apartamentos residenciais nos andares superiores. Para além dos 1.000m de altura, o edifício terá soluções de “geração de energia alternativa” e um pêndulo para evitar que ele despenque. 
 

 Para aqueles que não possuem medo de altura, a torre vai contar com um deck de observação localizado no 157º andar. Ao todo, a estrutura vai contar com 59 elevadores, que transitarão a uma velocidade média de 10 m/s nas duas direções, que demorarão aproximadamente 12 minutos para fazer o trajeto do solo até o ponto mais alto da estrutura.


 Segundo o escritório, o formato do edifício foi inspirado em plantas do deserto, unidas na base, mas que se separam no topo. O projeto prevê o edifício com uma base em forma de tripé, que, de acordo com os arquitetos, é ideal para o edifício. As "asas" pontiagudas, que produzem um efeito aerodinâmico, fazem com que a ação do vento na estrutura se torne menor. A fachada do edifício será toda em vidro, com um sistema para minimizar as cargas térmicas. Além disso, os três lados da torre contarão com entradas que criarão sombra para vários andares.

O Kingdom Tower, como é chamado o edifício, terá 530 mil m² de área construída e será a primeira obra da Kingdom City, região que terá 5,3 milhões de metros quadrados de área construída. O novo bairro de Jeddah é idealizado pelo príncipe Alwaleed Bin Talal Bin Abdulaziz Alsaud, sobrinho do Rei da Arábia Saudita, Abdullah, e diretor da Kingdom Holding Company. 


Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário